quinta-feira, 9 de maio de 2013

Dia da Espiga

Ora vinha eu de manhã a ouvir a rádio Comercial, como faço todos os dias, e a roer-me de inveja! Porquê? Porque hoje comemora-se, em vários Concelhos por esse país fora o Dia da Espiga e como tal é feriado nos respectivos locais! Grrrrr. E Eu tenho que vir trabalhar! Que raiva!
O dia da espiga fez-me lembrar velhos tempos em que, quando andava na primária ia com a minha professora e colegas para o campo, apanhar a espiga! Há muito tempo que não me lembrava deste dia. Era sempre dia de festa! Não tínhamos aulas.Levávamos o lanches e fazíamos piquenique: Ao fim do dia regressávamos com um molhinho de espigas, papoilas e outras flores silvestres. Tenho saudades!
Este episódio fez-me lembrar outro. Um dia deste ia de carro com a minha filha e cruzamo-nos com a minha professora da escola primária, que costuma passear-se aqui perto do jardim da Corredoura. E disse-lhe: Olha esta é que era a minha professora! Como já várias vezes me tinha ouvido contar histórias da senhora, normalmente pouco divertidas, dado a sua austeridade, perguntou-me: Ó mãe, vocês tinham medo dela porque batia muito ou porque era muito feia???
Tive que me partir a rir.
Realmente a senhora não deve nada à beleza. E não precisava de bater muito e ser muito austera, para nós termos medo dela! Bastava realmente olhar para ela!

Sem comentários:

Enviar um comentário